terça-feira, 27 de novembro de 2012

Razão Áurea



Na matemática existem números que são especiais e por isso recebem um nome próprio, esse é o caso do numero Pi (π) que vale aproximadamente 3,14159.... e representa a razão existente entre a circunferência, de qualquer circulo e diâmetro.
Assim todos os cálculos que envolvam circunferências, a razão PI estará presente. O numero PI é irracional pois não pode gerar um numero cuja divisão de números inteiros, ele também é possui infinitas casas decimais, sem nenhum padrão onde não a repetições.
Outro numero especial na matemática é o Fi,representado na letra grega como Φ,ele vale aproximadamente 1,618, e assim também  é irracional .O FI  pode ser encontrado em muitas situação: na natureza como no formato da concha,na espiral de uma margarida ... em construções humanas e  em quadros de Leonardo Da Vinci....Por isso essa razão também é chamada de razão áurea ou proporção dividida

A palavra proporção pode se entendida de diferentes maneiras, ela pode significar a relação comparativa entre duas quantidades como no caso de um arranjo de flores bem feito ou uma construção de uma casa.
Na matemática o termo proporção refere-se á igualdae entre duas razões: oito está para seis asssim como quato está para três.A razão áurea é especial porque mistura alguma forma, essas três ocorrências.
Podemos definir uma razão áurea da seguinte maneira: se dividirmos um segmento (a) em duas partes,uma maior (b) e a outra menor (a-b), a razão entre o segmento inteiro (a) e a maior parte (b) deve ser igual á razão entre esta maior parte (b) e a menor parte (a-b).



Feito pela aluna : Yara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário